Male factory worker using machine to cut material
Saúde e Segurança do Trabalhador

Esperamos que os fornecedores mantenham os mais elevados padrões de saúde e segurança no local de trabalho, com base nas normas da OSHA (Occupational Safety and Health Act) dos EUA ou normas internacionais equivalentes, combinadas com leis e regulamentos locais. O nosso instrumento de auditoria avalia mais de 60 medidas diferentes relacionadas com a saúde e segurança, tais como segurança de máquinas e eléctrica, prevenção de lesões, primeiros socorros e condições de trabalho.

Desempenho do fornecedor

Em 2021, documentamos mais de 500 constatações de não conformidade relacionadas com a saúde e segurança no local de trabalho nas nossas fábricas fornecedoras. A segurança contra incêndios e a segurança eléctrica e de máquinas foram as duas áreas mais predominantes, representando 15% e 13% dos resultados da nossa auditoria a fornecedores de nível 1, respectivamente (ver 2021 Supplier Performance). A segurança química é outro aspecto crítico da saúde e segurança dos trabalhadores (9% dos resultados da auditoria). Para assegurar que as normas de saúde e segurança são cumpridas diariamente no chão de fábrica, encorajamos as fábricas a desenvolver políticas e sistemas de gestão. Estes sistemas devem incluir procedimentos para a comunicação de normas e formação dos trabalhadores para identificar e lidar com os perigos no local de trabalho.

Segurança contra Incêndios

Levamos muito a sério a segurança contra incêndios na nossa cadeia de abastecimento. Como parte do nosso processo de auditoria de conformidade de fornecedores, inspeccionamos anualmente as fábricas de fornecedores quanto a riscos de incêndio e outras preocupações de segurança. Os nossos auditores verificam que os edifícios fabris são seguros para ocupação, possuem alarmes de incêndio funcionais e equipamento de extinção e mantêm as saídas e caminhos de evacuação desobstruídos. Também avaliam a prontidão das fábricas para o combate a incêndios, assegurando que o pessoal é formado em medidas básicas de segurança contra incêndios, incluindo como e onde evacuar, quem contactar em caso de emergência e como operar extintores. Em 2021, as nossas auditorias revelaram seis constatações de segurança contra incêndios com tolerância zero, que foram todas efectivamente remediadas.

O nosso programa para além da conformidade, Marathon, inclui um módulo sobre segurança contra incêndios, que promove as melhores práticas em sistemas e gestão de segurança contra incêndios. Os fornecedores que se qualificam e participam no programa recebem pontos adicionais no nosso quadro de pontuação de fornecedores. Em 2021, 13 fornecedores de calçado na China, Indonésia e Vietname participaram no programa. Como resultado do programa, nove fornecedores obtiveram a certificação ISO45001 ou tiveram pessoal ou programas de segurança contra incêndios a receber certificações a nível nacional.

Segurança de máquinas e eléctrica

Os fornecedores de calçado, vestuário e equipamento desportivo utilizam uma gama de máquinas nas suas operações de fabrico - desde máquinas de costura a empilhadores. As nossas normas exigem que as máquinas sejam mantidas em ordem de funcionamento seguro com a devida protecção e que a segurança eléctrica seja cuidadosamente gerida. Em 2021, as constatações mais frequentes de não conformidade relacionavam-se com a falta de guardas de segurança ou com operadores de máquinas sem as certificações adequadas ou actuais. Através do nosso programa de capacitação de fornecedores, trabalhamos com fornecedores para que estes possam conduzir auto-inspeções eficazes e regulares para detectar este tipo de incumprimento antes que resultem em acidentes ou ferimentos graves.

Como parte do nosso programa Marathon, auditores externos realizaram auditorias de segurança eléctrica em 14 fornecedores estratégicos de calçado de nível 1 na China, Indonésia e Vietname. No total, as auditorias incluíram mais de 3.400 pontos de inspecção de fábrica, tendo 89% sido considerados inseguros ou não conformes. A partir de 2021, 100% das descobertas críticas e de alto risco foram remediadas. Quase 70% das questões de risco médio e aproximadamente 40% das de baixo risco foram encerradas; outras estão em curso e continuam a ser monitorizadas.

Segurança Química

Esforçamo-nos por eliminar e minimizar a utilização de produtos químicos perigosos no fabrico. Quando são necessários produtos químicos perigosos e não existe alternativa, trabalhamos com fornecedores para proteger a saúde dos trabalhadores através de práticas responsáveis de gestão química. As auditorias de fábrica verificam se todos os produtos químicos e processos de gestão química utilizados nas instalações da fábrica cumprem as leis locais e o nosso Manual de Substâncias Restritas (MER), que inclui uma lista de produtos químicos proibidos no fabrico.

Quando um produto químico proibido é encontrado numa fábrica, ou quando são encontradas violações de segurança relacionadas com o armazenamento e manuseamento de produtos químicos, trabalhamos com os fornecedores para fazer as alterações necessárias para alinhar as práticas dos fornecedores com as nossas normas de gestão de produtos químicos e a legislação local. Em 2021, tivemos um resultado de tolerância zero de um produto químico restrito utilizado por um fornecedor, que foi agora corrigido. As outras constatações de não conformidade estavam relacionadas com o armazenamento e manuseamento de produtos químicos.

Para mais informações, ver Química do Produto.

Dar prioridade à saúde do trabalhador com a pandemia

Ao longo da pandemia de COVID-19, demos prioridade ao trabalho com os nossos fornecedores durante a crise, de uma forma responsável. Instruímos os fornecedores a aderir a todos os requisitos locais, nacionais e internacionais relativos a operações seguras para locais de trabalho, e a seguir todos os requisitos legais se e quando os locais de trabalho fossem instruídos por funcionários locais para fecharem. A nossa equipa também desenvolveu e forneceu orientação aos fornecedores sobre a importância do diálogo entre a gestão dos trabalhadores ao longo da crise, para manter canais de comunicação abertos para abordar as questões e preocupações dos trabalhadores. Também monitorizámos de perto os horários de trabalho e as linhas directas de queixas quando as operações de fábrica foram retomadas.

Em 2021, trabalhámos com a organização internacional sem fins lucrativos CARE para fornecer subsídios em dinheiro a 200 trabalhadores da indústria do calçado no Vietname quando passaram por um período prolongado de bloqueios e encerramentos de fábricas mandatados pelo governo. Continuamos a trabalhar com as partes interessadas da indústria, sociedade civil e governos para identificar formas significativas de promover a saúde e a resiliência a longo prazo da cadeia global de fornecimento de calçado e vestuário.