Pile of white foam scraps on factory table
Resíduos

Estamos a desafiar-nos para nos libertarmos dos ciclos de consumo que terminam no aterro sanitário. Estamos a desenvolver produtos que duram mais tempo, redireccionando os resíduos de fábrica para materiais úteis e encontrando novas formas de reciclar o seu equipamento New Balance quando o descartar.

Zero Resíduos para Aterro Sanitário

Fazer calçado pode gerar uma enorme quantidade de resíduos, muitas vezes em locais sem infra-estruturas sofisticadas de gestão de resíduos. Estabelecemos um objectivo de atingir zero resíduos para aterro em todas as nossas fábricas de calçado de nível 1 até 2025. Este é um esforço massivo que obriga a uma mudança em todo o processo de criação do produto para reduzir os resíduos na fonte e encontrar formas de transformar os resíduos inevitáveis em novos materiais.

Estamos a trabalhar com equipas de fábrica para clarificar definições, e criar uma forma sistemática de medir e rastrear resíduos a nível da fábrica. Hoje em dia, rastreamos dados, mas as inconsistências entre regiões tornam difícil compilar uma métrica global precisa ou comparar uma região com outra.

Todas as nossas fábricas de nível 1 rastreiam e reportam mensalmente os resíduos. Os dados são difíceis de verificar e nem sempre precisos. Hoje em dia, temos algumas fábricas que relatam um desvio de 92% dos aterros, enquanto outras chegam a atingir os 9%. Mesmo em casos de elevado desvio, ainda existe uma forte dependência em desperdício de energia (WTE).

O nosso plano é chegar a zero resíduos até 2025, contando com pelo menos 30% de WTE em algumas regiões. Reduziremos, então, ainda mais a dependência da WTE, acabando por limitá-la a 10%.

Pyramid illustrating most desirable ways to achieve zero waste

Oportunidades

Os nossos principais materiais ainda em aterro são couro, têxteis, poliuretano/sintéticos e espumas.

Nas nossas fábricas americanas, os desperdícios de couro são o nosso maior fluxo de resíduos ainda em aterro - cerca de 12 toneladas por mês. Estamos actualmente a trabalhar em múltiplos programas piloto para encontrar um fornecedor que possa reciclar esses desperdícios num novo material. Esta solução de ciclo fechado daria um enorme passo em direcção a resíduos zero para aterro nas nossas fábricas dos EUA e forneceria potencialmente um material de ciclo fechado de emissões mais baixas a considerar para utilização nos produtos.

Chart illustrating non-diverted manufacturing waste, tier 1 footwear, Asia, 2021

Cortar nos desperdícios

Os nossos designers estão a repensar a concepção do produto de uma forma que crie menos desperdício desde o início.

Em 2021, desenvolvemos uma ferramenta de visualização que indica resíduos ao nível do modelo. Isto permite aos designers ver onde estão a ser criados resíduos num determinado modelo de calçado, estabelecer objectivos e tomar decisões informadas.

Quando um novo design é avaliado, a ferramenta produz uma imagem que indica desperdício através de vários factores, como apresentado em baixo. As principais métricas incluem a contagem de peças (indicada pelo número de células), o peso dos materiais da parte superior (indicado pela área da cunha superior do círculo), o peso dos resíduos de corte (indicado pela área da cunha inferior), e uma comparação com a média da categoria (indicada pelo círculo branco). De uma perspectiva de resíduos, geralmente queremos ver [a] círculos de menor diâmetro que indicam menos material global necessário para fazer um sapato, [b] menor área de cunha inferior indicando menos resíduos de corte, e [c] menos células, para menor complexidade e menos peças, o que também pode conduzir a menos consumo de energia durante a fase de montagem na fábrica Nível 1. As equipas podem ver resultados decentes ao visarem primeiro a parte superior ou duas partes "infractores". Alterar apenas uma parte pode ter um grande impacto.

Visualization tool that indicates waste at the model level

DMP

As nossas equipas de Inovação e Operações estão a identificar processos de produção de resíduos elevados e a introduzir novas tecnologias e técnicas de fabrico que geram menos resíduos. A entressola de um dos nossos modelos mais populares tem sido tradicionalmente feita por folhas de corte de Etileno-Vinil-Acetato (EVA), um material sintético semelhante à borracha. Este processo pode gerar uma elevada percentagem de resíduos cortados - até 52% quando o estudamos mais de perto. Em 2021, introduzimos um novo método para fazer o mesmo componente através de um processo chamado filão moldado directo (DMP) que reduz significativamente a quantidade de resíduos - para um valor tão baixo quanto 15% nas nossas observações. O DMP é mais intensivo em termos energéticos por kg de material, mas a pegada global de carbono é menor devido aos ganhos de eficiência do material. Estamos agora a trabalhar com fornecedores para a transição de capacidades de corte de matriz para DMP, começando com alguns dos nossos maiores fornecedores.

Desgaste mais longo, Menos desperdício

Juntamente com The Renewal Workshop, pilotámos um programa de reparação de vestuário de Agosto a Dezembro de 2021 e educámos os designers de vestuário da New Balance a desenharem intencionalmente para a reparação e reciclagem do vestuário desde o início. Este piloto fez parte do nosso objectivo de lançar um programa de recolha de calçado ou vestuário usado e/ou danificado para reparação e revenda até 2021. Em 2022, começámos a construir a partir dessa experiência piloto para definir as aspirações futuras e lançar um maior programa de recomendação para vestuário e calçado.

Todos os anos, a New Balance Japão prolonga a vida útil de aproximadamente 3.500 dos nossos sapatos modelo Made, substituindo as solas e reparando outros componentes, como revestimentos de calcanhar rasgados. Estamos a trabalhar para expandir este programa a nível global nos próximos anos.

Muitas lojas New Balance aceitam de volta ténis pouco usados dos nossos clientes, doando artigos utilizáveis a organizações locais dentro da sua comunidade. Nos EUA, estes programas estão em vigor em mais de 60% das nossas lojas licenciadas.

Cuidar bem dos seus sapatos ajuda-os a durar mais tempo e mantém-no a percorrer quilómetros. A New Balance fez uma parceria com a SneakersER para disponibilizar a Lavandaria Sneaker dentro da nossa loja de Oxford Street em Londres. Para cuidados em casa, encontre aqui as nossas dicas recomendadas.

Female factory working packing shoe boxes
Embalagem sustentável

As nossas duas principais preocupações com a embalagem são eliminar a utilização única de plástico e assegurar uma origem responsável do papel.

Plástico: As nossas embalagens de plástico consistem em sacos de plástico para vestuário e envelopes de plástico utilizados para pequenas encomendas apenas de vestuário. Estamos a fazer experiências com alternativas sem plástico para determinar se podemos eliminar todas as embalagens de plástico. Estão em curso ensaios para avaliar o desempenho e recolher feedback operacional dos nossos centros de distribuição, pessoal retalhista, equipas de operações de fábrica e equipas de produtos. Um dos nossos fornecedores de vestuário na Ásia está a utilizar a embalagem alternativa para todas as amostras de vendas a serem enviadas em Abril de 2022, e avaliaremos os planos de escalonamento com base nessa experiência e nos testes subsequentes.

Papel: A maior parte das nossas embalagens é à base de papel. Todos os anos, utilizamos milhões de caixas de sapatos, folhas de papel tecido e caixas de transporte primárias. A nossa primeira prioridade é reduzir a quantidade de papel necessária e maximizar o conteúdo reciclado. A partir de 2018, por exemplo, reduzimos o peso do nosso tecido de embrulho de 28 gramas por metro quadrado (gsm) para 22 gsm, e estamos a avaliar as implicações de qualidade se reduzirmos o número de folhas utilizadas ou o eliminarmos completamente. As nossas caixas de sapatos primárias consistem num desenho de uma só peça com 90% de conteúdo reciclado, e todas as tintas são à base de soja.

Após reduções e maximizando o conteúdo reciclado, procuramos aumentar as certificações florestais para qualquer conteúdo restante de papel virgem. A maioria dos nossos sacos de compras nos EUA e na Europa são certificados pelo Forest Stewardship Council (FSC) ou pelo Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC), e as caixas de transporte utilizadas nos nossos próprios centros de distribuição nos EUA são certificadas pela Sustainable Forest Initiative (SFI).