Female factory worker smiling and posing for photo
Capacitação das mulheres

As mulheres constituem mais de 80% da mão-de-obra da nossa cadeia de abastecimento de nível 1. Reconhecemos que as trabalhadoras enfrentam frequentemente maiores desafios no local de trabalho relacionados com a discriminação e o assédio, a equidade salarial e o desempenho de papéis duplos de trabalho fora de casa, bem como de cuidadoras primárias em casa. Acreditamos que as mulheres na nossa cadeia de abastecimento devem ter voz e igualdade de oportunidades para serem bem sucedidas. Por essa razão, comprometemo-nos a que até 2025, 100% das trabalhadoras das nossas fábricas estratégicas de calçado participarão em programas de formação e educação para o desenvolvimento pessoal e profissional. Este objectivo é uma forma de trabalharmos para apoiar o Objectivo Nº 5 das Nações Unidas (ONU) de Desenvolvimento Sustentável sobre Igualdade de Género. Para mais informações sobre o nosso progresso em direcção a este objectivo, leia sobre o programa P.A.C.E. abaixo.

Procuramos de perto quaisquer indícios de assédio e discriminação durante o nosso processo de auditoria, especialmente ao entrevistar trabalhadores e ao rever as políticas e procedimentos de um fornecedor. Os nossos fornecedores devem manter canais de reclamação eficazes onde os empregados possam denunciar violações.

Em 2021, as nossas auditorias constataram seis incumprimentos ligados à discriminação e ao assédio com base no género, ao salário e benefícios de maternidade, e/ou ao tratamento de trabalhadoras grávidas. Um envolveu um caso de assédio sexual numa fábrica que resultou no despedimento do funcionário infractor e em formação adicional sobre assédio sexual para os funcionários da fábrica. Quatro constatações de auditoria envolveram remuneração insuficiente ou tempo livre para as mulheres em licença de maternidade; destes, três fornecedores abordaram e corrigiram a sua política de remuneração e licenças, e um caso está pendente de revisão na próxima auditoria. Finalmente, um caso envolveu um fornecedor que utilizava anúncios de contratação que excluíam as candidatas mulheres. Este fornecedor corrigiu, desde então, as suas práticas de contratação.

Programa P.A.C.E

Em 2019, adoptámos o programa Personal Advancement & Career Enhancement (P.A.C.E.) da Gap Inc. para impulsionar o progresso em direcção ao nosso objectivo de 2025 de ter 100% de trabalhadoras nas nossas fábricas estratégicas de calçado a participar em programas de desenvolvimento pessoal e de carreira. P.A.C.E. é um programa de aprendizagem inovador baseado em currículo para ajudar a melhorar a vida das mulheres trabalhadoras na cadeia de fornecimento global. Através do P.A.C.E., os trabalhadores aprendem competências de comunicação eficazes, que ajudam a uma melhor tomada de decisões e resolução de problemas que conduzem a melhores técnicas de gestão do tempo e do stress, juntamente com a literacia financeira, e conhecimentos de saneamento e higiene da água.

O programa P.A.C.E. demonstrou que investir na educação das mulheres não só traz benefícios para os trabalhadores, como também beneficia as empresas através de níveis de retenção e produtividade mais elevados. Os nossos fornecedores participantes no P.A.C.E. relataram uma melhor comunicação entre os líderes de linha directa e os trabalhadores. Os participantes também partilharam histórias de sucesso individuais, incluindo a melhoria da confiança, e melhor comunicação e capacidades de resolução de problemas no trabalho e em casa.

A partir de Maio de 2022, lançámos a P.A.C.E. em seis fornecedores de calçado na China, Indonésia e Vietname. Apesar do programa ter sido pausado durante um ano durante a pandemia, 800 mulheres graduaram-se em P.A.C.E. O programa continuará a expandir-se até atingirmos o nosso objectivo de chegar às mais de 50.000 trabalhadoras nas nossas fábricas estratégicas de calçado.

Orgulhamo-nos também de estabelecer parcerias com a Gap, Inc. e a CARE para patrocinar o programa P.A.C.E. para raparigas e rapazes adolescentes marginalizados e em situação de risco em Java Ocidental, Indonésia. Em 2021, o programa foi implementado em 30 escolas, atingindo mais de 2.200 estudantes do sexo feminino e quase 800 estudantes do sexo masculino. Este programa promove uma maior igualdade de género, melhorando a agência das raparigas, as capacidades de vida e de liderança e ajudando os rapazes jovens a apoiar a liderança das raparigas na sua escola e comunidade.