Solar panels and windmills set against a blue sky with clouds
Acção climática

Como parte da comunidade global, temos a responsabilidade de agir sobre o clima. Isto significa reduzir drasticamente as emissões em toda a nossa cadeia de valor e alinhar os nossos esforços com os objectivos climáticos globais.

A nossa Estratégia e Objectivos Climáticos

Os efeitos das alterações climáticas estão a ser sentidos em todo o mundo. Estamos a tomar medidas e a colaborar para permitir uma mudança positiva através dos seguintes objectivos:

RE100: A New Balance utilizará electricidade 100% renovável nas suas operações próprias até 2025.

Business Ambition for 1.5°C: A New Balance associou-se à Business Ambition for 1,5°C em 2021. Estamos a definir novos objectivos baseados na ciência, de acordo com uma orientação de 1,5 °C, através das nossas emissões de Âmbito 1, 2 e 3. Submetemos os nossos objectivos à Iniciativa de Meta Baseada na Ciência para aprovação em 2022. Sabendo que não há tempo a perder, estamos a acelerar as nossas acções neste espaço, enquanto completamos o processo de definição de objectivos.

A nossa estratégia climática centra-se em seis acções urgentes e holísticas em que podemos influenciar mudanças significativas:

  1. Eficiência Energética e Energias Renováveis: O caminho para as emissões líquidas zero começa com a energia. Estamos a trabalhar dentro das nossas próprias operações e através da nossa cadeia de fornecimento para utilizar menos energia, electrificar processos e mudar para energias renováveis.
  2. Materiais: Tudo o que fazemos tem um impacto. Os nossos produtos - e os materiais envolvidos - são processados com energia, água e produtos químicos em fábricas de todo o mundo. As matérias-primas como o poliéster e o couro representam uma parte significativa da nossa pegada ambiental, pelo que estamos a dar prioridade a materiais com menor impacto e a encontrar formas de utilizar menos.
  3. Longevidade e circularidade: Estamos a desafiar-nos a quebrar ciclos de consumo que terminam no aterro, fabricando produtos que durem mais tempo, e prolongando a utilização do produto através da reparação e reutilização dos produtos no seu fim de vida.
  4. Advocacia: Estamos a utilizar a nossa posição como marca global para promover uma acção climática mais ampla para além dos nossos muros, envolvendo os governos para decretar uma melhor política climática, apoiando grupos de defesa, e construindo a consciência e acção climática entre os nossos consumidores.
  5. Utilização da terra: A utilização da terra desempenha um papel central na abordagem das alterações climáticas, pelo que estamos a trabalhar para eliminar a desflorestação ao longo da nossa cadeia de abastecimento e explorar o papel da agricultura regenerativa nos nossos materiais.
  6. Resiliência da comunidade: Os impactos climáticos já estão a ser sentidos. Os nossos esforços no sentido do empoderamento e educação das mulheres na nossa cadeia de fornecimento são instrumentos críticos para construir a resiliência da comunidade e permitir que as populações se adaptem melhor aos desafios.

Emissões de carbono

Em 2019, o nosso ano de referência em emissões, as nossas emissões de âmbito 1 e 2 foram de 15.467 MTCO2e, representando menos de 2% da nossa pegada total. Quase toda a nossa pegada é do âmbito 3, ascendendo a 1.094.283 MTCO2e.

Embora relativamente pequenas em comparação com a nossa pegada total, as emissões de âmbito 1 e 2 continuam a ser importantes, porque representam as nossas próprias operações, e o nosso comportamento nas nossas próprias fábricas permite-nos demonstrar liderança quando abordamos os nossos fornecedores para fazer o mesmo.

Em 2020, as nossas emissões de âmbito 1 e 2 diminuíram 24% para 11.804 MTCO2e. Isto foi conseguido parcialmente através do aumento da nossa utilização de electricidade renovável, mas as emissões de 2020 foram também artificialmente baixas em toda a linha devido aos encerramentos relacionados com pandemias. Dos 24% de redução, atribuímos aproximadamente 7% ao aumento da electricidade renovável, e 17% às restrições generalizadas da COVID-19 e ao encerramento de instalações. Em 2021, as emissões de âmbito 1 e 2 diminuíram mais 14,8% para 10.053 MTCO2e, à medida que continuámos a aumentar a aquisição de energias renováveis e implementámos medidas de conservação de energia.

Graph illustrating scope 1 and scope 2 emissions in 2019, 2020 and 2021
Front exterior of factory shop surrounded by green grass, blue sky and windmill
Renováveis empresariais

60% da nossa electricidade foi obtida a partir de fontes renováveis em 2020.

O consumo global de electricidade da New Balance foi de aproximadamente 55.000 MWh em 2020; 60% foi proveniente de energias renováveis, contra aproximadamente 20% em 2017. Dentro dessa cobertura de 60%, adquirimos electricidade renovável e compramos Certificados de Energias Renováveis (REC) Green-e e Garantias de Origem (GO), para cobrir todos os escritórios nos EUA, Reino Unido e EMEA, centros de distribuição, lojas de retalho próprias e as nossas fábricas de calçado Made.

"A New Balance sempre acreditou que é importante fazer, mas mais ainda como se faz. Ao tomar medidas através das nossas próprias operações globais, especialmente nas nossas próprias fábricas, podemos demonstrar uma liderança clara à medida que procuramos uma adopção mais ampla de energias renováveis e outras medidas em toda a nossa cadeia de fornecimento e indústria", diz Joe Preston, presidente e CEO da New Balance.

Flimby (Reino Unido)

Um telhado solar fornece aproximadamente 30% da electricidade da nossa fábrica de Flimby, no Reino Unido. Estamos, actualmente, a contratar a instalação de turbinas eólicas que irão gerar energia suficiente para satisfazer 100% da procura da fábrica no local.

Consórcio Maine (E.U.A.)

Através do programa Net Energy Billing do Maine, a New Balance juntou-se a um consórcio de compradores públicos e privados para apoiar quatro projectos solares localizados no estado do Maine. Estes projectos encontram-se em várias fases de desenvolvimento, mas espera-se que estejam online em 2022 e no início de 2023. Contratámos produção renovável que representa cerca de 70% do consumo actual de electricidade da New Balance nas nossas fábricas do Maine.

Scope 3

As emissões de âmbito 3 representam quase 99% da nossa pegada climática total. Os nossos maiores impactos de âmbito 3 estão relacionados com a energia utilizada ao longo da nossa cadeia de fornecimento de Nível 1 e Nível 2, os materiais que utilizamos para fabricar produtos e o transporte desses produtos em todo o mundo.

Os bens e serviços adquiridos representaram 73,6% das nossas emissões de âmbito 3 em 2021, totalizando 852.091 MTCO2e. Entre os materiais, os nossos impactos climáticos são fortemente impulsionados por solas, poliéster e couro, razão pela qual estes materiais estão no centro da nossa estratégia de sustentabilidade de materiais e produtos preferidos.

2 graphs side by side; one illustrating 2021 corporate greenhouse gas emissions; the other illustrating categories driving our 2021 scope 3 emissions

Compromissos e colaborações

RE100

A RE100 é uma iniciativa global que reúne as empresas mais influentes do mundo empenhadas na electricidade 100% renovável. Ao aumentar a procura empresarial de energia renovável, estimulamos um maior desenvolvimento das energias renováveis, um passo crítico na transição para uma economia com emissões líquidas zero.

Carta da Indústria da Moda para a Acção Climática das Nações Unidas

A New Balance uniu forças com a indústria têxtil, vestuário e calçado em geral para dinamizar um compromisso comum ao abrigo da Carta da Indústria da Moda para a Acção Climática das Nações Unidas.

Business Ambition for 1.5°C

A Business Ambition for 1.5°C é um apelo urgente à acção de uma coligação global de agências da ONU, empresas e líderes industriais para estabelecer objectivos de redução de emissões líquidas zero, com base científica.

Outdoor Industry Association Climate Action Corps

A Climate Action Corps é uma colaboração dentro da indústria para o exterior para liderar a acção climática, com o objectivo de se tornar a primeira indústria climática positiva até 2030.

A colaboração é a chave para conduzir os nossos esforços de Liderança Responsável. Saiba mais sobre o envolvimento das nossas partes interessadas.

Energia da Cadeia de Abastecimento

Há vários anos que a New Balance tem ajudado os fornecedores de calçado a melhorar o seu desempenho energético. Concentramos a nossa atenção nas fábricas de calçado de nível 1 e nas oficinas e fábricas de curtumes de nível 2 que representam uma parte significativa das nossas emissões de âmbito 3.

A New Balance colabora com peritos líderes para enfatizar a eficiência energética e a utilização de energia renovável ao longo da nossa cadeia de fornecimento global. Juntamente com outras marcas de calçado e vestuário, estamos a conduzir mudanças comportamentais em toda a indústria.

O nosso programa de energia da cadeia de abastecimento centra-se no planeamento e na capacitação, orientando cada fábrica a criar o seu próprio Plano de Eficiência Energética que dá prioridade a medidas de conservação de energia e planos de acção. Discutimos regularmente tópicos sobre energia nos nossos workshops de fornecedores, e recolhemos dados mensais sobre energia de fornecedores, utilizando o nosso sistema de Dados de Impacto Ambiental. Trabalhamos com fornecedores para reconhecer campeões de energia, participamos em formações, e realizamos passeios de energia para familiarizar as equipas com operações chave e identificar áreas de alta procura, como se mostra abaixo.

Chart illustrating energy use breakdown at one footwear factory

Conduzir uma mudança positiva com os fornecedores

GIZ

A New Balance trabalha em estreita colaboração com a GIZ Energy Support Programme (GIZ/ESP) GmbH, com o objectivo de contribuir para as estratégias de redução de emissões e crescimento verde do Vietname. Em parceria com a GIZ, implementámos vários programas ao longo da nossa cadeia de fornecimento para melhorar a eficiência energética, educar equipas de fábrica sobre gestão de energia e desenvolver projectos de energia solar em telhados.

Mais recentemente, inscrevemos os nossos fornecedores vietnamitas de calçado no Small Energy Efficiency Group (SEEG) que fornece formação em energia às equipas de fábrica, permitindo-lhes identificar oportunidades significativas de poupança de energia.

IFC

Em 2016, a New Balance tornou-se uma das primeiras marcas de calçado a trabalhar com a International Finance Corporation (IFC) para lançar o seu Programa de Melhoramento do Vietname (VIP), para impulsionar a sustentabilidade no sector do vestuário, têxtil e calçado. O programa VIP visa promover o crescimento verde na produção de cadeias de abastecimento do sector têxtil, vestuário e calçado no Vietname. Avalia a eficiência global dos recursos e as opções de energia limpa nas fábricas dos fornecedores através de avaliações de engenharia detalhadas, formações e desenvolvimento de programas. O programa da IFC é único na medida em que também ajuda as fábricas a aceder ao financiamento para projectos maiores e mais complexos que, de outra forma, poderiam não estar disponíveis.

Durante dois anos (2019-2020), os fornecedores do programa VIP New Balance conseguiram poupanças anuais combinadas de mais de 11.800 MWh, 9.500 MTCO2e e $700.000.

Aii

A New Balance trabalha com o Apparel Impact Institute (Aii) no âmbito do seu Programa de Liderança em Carbono (CLP) e da iniciativa Clean by Design (CbD).

A partir de 2022, a New Balance inscreveu 20 fornecedores no programa CLP para se submeterem a avaliações iniciais de tecnologia de carbono que avaliam o grau de preparação dos fornecedores, analisam a maturidade, identificam medidas de redução de energia escaláveis e criam planos para um envolvimento ainda mais amplo.

A New Balance trabalha com o CbD desde 2015 para reduzir o consumo de energia e água em fábricas têxteis estratégicas. Seis das nossas principais fábricas têxteis na China e em Taiwan (ROC) participaram ou estão em processo de execução do programa CbD. Quatro das fábricas que completaram o programa alcançaram reduções combinadas de gases com efeito de estufa (GHG) de 6.500 MTCO2e e poupanças de água doce superiores a 1,3 milhões de cm3.

A partir de 2021, temos testado um novo conceito com o Aii para aplicar estratégias CbD durante a fase de concepção e construção de uma nova fábrica, com o objectivo de estabelecer orientações e melhores práticas a utilizar como modelo para futuras instalações.

A Paiho participou no programa CbD entre o Outono de 2019 e Dezembro de 2021. Após uma avaliação exaustiva, as suas principais oportunidades de poupança incluíam a manutenção de purgadores, iluminação natural, isolamento de válvulas de vapor, reparação de fugas de compressores de ar, substituição de desidratadores por máquinas de aspiração a vácuo, captação de calor residual para secagem e redução do transbordamento de água de refrigeração.

Ao participar no programa CbD, a Paiho recebeu uma assistência valiosa e identificou reduções anuais de GEE de 2.581 MTCO2e (10% do total de emissões), poupança de água de 41.000 m3 (12% do consumo total) e poupança de custos de 370k dólares, o que representou um retorno em menos de 1 ano.

Renováveis na cadeia de fornecimento

A New Balance trabalha em estreita colaboração com os fornecedores para acelerar a sua transição para energias renováveis. No Vietname, fizemos uma parceria com a IFC e a GIZ para avaliar a viabilidade da energia solar em telhados e orientar os fornecedores ao longo do processo de desenvolvimento. Desde 2019, foram acrescentados 15 novos sistemas solares de telhado dentro da nossa cadeia de fornecimento.

Um dos nossos fornecedores de calçado Nível 1 do Vietname instalou um sistema de 1,2 MW que pode fornecer 15% das suas necessidades anuais de electricidade, resultando numa redução da pegada de carbono de 1.875 MTCO2e por ano. Um fornecedor exclusivo Nível 2 instalou um sistema solar de telhado de 2,3 MW capaz de fornecer 58% da procura total de energia, levando a uma redução anual de carbono de 2.546 MTCO2e.

Graph illustrating rooftop solar trends from 2019 through 2022

Advocacia climática

Temos objectivos ambiciosos que exigirão colaboração para os atingir. É por isso que estamos a trabalhar com os governos para decretar novas políticas climáticas e com os nossos clientes para alargar o envolvimento. Ao longo de 2021, a New Balance esteve mais activa do que nunca - aqui estão alguns destaques:

1% para o Planeta: As doações do nosso programa de 1% estão a apoiar organizações sem fins lucrativos como a Protect Our Winters, trabalhando nas alterações climáticas e na protecção de terras públicas.

Workshop do Consulado Geral Britânico do Vietname: Em Maio de 2021, a New Balance partilhou o testemunho com o Presidente da COP26, Alok Sharma, durante a sua visita ao Vietname, falando sobre a necessidade de um maior acesso às energias renováveis nas nossas operações internacionais de fabrico.

Outdoor Industry Association (OIA): Em Setembro de 2021, a New Balance assinou a Carta de Reconciliação da OIA em apoio de fortes disposições climáticas no âmbito da lei de reconciliação dos EUA, que influenciou a posição dos EUA na COP26.

Aliança Corporativa de Energia Limpa: A New Balance juntou-se à Aliança Corporativa de Energia Limpa da Agência para o Desenvolvimento Internacional dos EUA, trabalhando com os governos anfitriões e parceiros com os mesmos interesses para facilitar a rápida implementação de energia limpa no Sudeste Asiático.

Cattle grazing in a green field against blue sky
Uso da terra

O uso do solo tem impactos significativos nas alterações climáticas e na saúde geral dos ecossistemas. Estamos a trabalhar para assegurar que a nossa cadeia de abastecimento é livre de desflorestação, e estamos a explorar como a agricultura regenerativa pode desempenhar um papel no nosso aprovisionamento de materiais. Estamos no início da nossa viagem, e isto exigirá níveis muito maiores de rastreabilidade na nossa cadeia de abastecimento - voltando à fase da matéria-prima.

Agricultura regenerativa

A New Balance é membro do programa Land to Market do Savory Institute, uma solução de aprovisionamento baseada em resultados para matérias-primas provenientes de terras regenerativas verificadas. Em 2023, New Balance introduzirá produtos feitos com couro de ranchos regenerativos verificados, e estamos a trabalhar activamente para aumentar a escala do abastecimento regenerativo em toda a cadeia de abastecimento.

Desflorestação

O couro e o papel são dois dos nossos maiores riscos de desflorestação. O couro é um dos nossos principais materiais de calçado, e o papel é o nosso principal material de embalagem. No que diz respeito ao couro, continuamos a escalar os nossos esforços regenerativos e estamos a trabalhar ao lado dos nossos pares e do Grupo de Trabalho do Couro (LWG) para melhorar a rastreabilidade do couro em toda a cadeia de fornecimento de calçado.

Para o papel, maximizamos primeiro o conteúdo reciclado e estamos a aumentar as certificações florestais para qualquer conteúdo virgem restante. As nossas principais caixas de sapatos contêm 90% de conteúdo reciclado, e a maioria dos nossos sacos de compras nos EUA e na Europa são certificados pelo Forest Stewardship Council (FSC) ou pelo Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC). As caixas de transporte utilizadas nos nossos próprios centros de distribuição nos EUA são certificadas pela Iniciativa Florestal Sustentável (SFI).